Arroz de forno de frango!

INGREDIENTES

2 copos de arroz branco
1 sache de tempeiro meu arroz (gosto do de cebola)
1 lata de ervilhas
1 lata de milho
meio pacote de azeitonas verdes sem caroço fatiadas
meia cenoura
400 gramas de filé de frango
sal a gosto
óleo
manteiga ou margarina para untar a travessa
queijo ralado para gratinar

MODO DE PREPARO

Limpe bem em água corrente os filés de frango e corte em pedaços bem pequenos, o ideal é que fiquem do tamanho dos grãos de ervilha ou milho. A foto ao lado, apesar de feia (vai melhorar!), dá uma boa ideia do tamanho certo. Note que a foto ao lado tem mais frango do que o utilizado na receita, seria apenas a metade separada.
Aproveite e já vá cortando a cenoura em cubinhos de mesmo tamanho. Abra as latas de milho e ervilha e deixe tudo por perto para não desandar o preparo.
Pegue uma panela média, aplique um pouco de óleo. Acenda em fogo algo e deixe esquentar alguns segundos, coloque o alho para dourar. Quando estiverem douradinhos, despeje o frango e deixe eles fritarem um pouco até adquirirem uma cor dourada, vá aplicando sal a gosto ou o tempero de sua preferência (nada muito carregado!). Apague o fogo, deixe a panela separada e pegue outra, onde você irá preparar o arroz.
Em outra panela, acenda em fogo alto, aplique mais um pouco de óleo e coloque a cenoura cortada em cubinhos. Deixe um pouco e logo em seguida coloque o arroz. Enquanto o arroz frita um pouco, vá aplicando o tempero Meu Arroz, mexendo bem para espalhar. Não deixe o arroz ficar muito tempo, não esqueça que ainda vamos cozinhar.
Para cozinhar o arroz, cubra a panela com 4 copos de água, o suficiente para que todo o arroz com cenoura fiquem submersos cozinhando. Deixe ele quieto por um tempo e vá pegando a outra panela, mas preste atenção, quando começar a ferver abaixe o fogo e deixe em temperatura mínima até toda água secar!
Enquanto o arroz cozinha, pegue a panela onde o frango foi preparado, e despeja os outros ingredientes: cenoura, milho e azeitonas. Mexa um pouco, mas não muito, ou as ervilhas vão virar uma gororoba, afinal, elas são leguminosas, não podem ficar sendo muito remexidas. Deixe a panela por perto para quando for montar a travessa.
Volte ao arroz e verifique se a água já secou. Para ajudar, pegue um garfo e enfie no arroz, vendo se ele chega até ao fundo sem molhar, como no preparo de um arroz comum. Quando estiver no ponto, desligue o fogo e prepara-se para montar a travessa.
Pegue uma travessa te tamanho médio para grande e comece untando-a com a manteiga ou margarina. Eu utilizo os dedos mesmo, utilizando uma colher para pegar a margarina.
Vamos começar a montar. Coloque uma camada do arroz com a cenoura, conforme a foto.
Na segunda camada, aplique um pouco da mistura de frango com ervilhas e milho por toda extensão da travessa, mas deixe a maior parte para a camada final, que virá por cima de tudo.
A foto ao lado dá uma ideia de como ficará a segunda camada.
Aplique mais uma camada de arroz e para finalizar, mas não menos importante, uma camada caprichada dos frango com cenoura, ervilha e azeitona. Esta última camada é para deixar a travessa bem bonita, manda ver! E por fim, para finalizar sua obra de arte, aplique o queijo ralado. Após gratinar vai ficar com uma cara bem bonita e com um gostinho especial.
Leve ao forno por cerca de 10-15 minutos e aí está, um excelente acompanhamento para toda família!


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS