Batatas de tamanho médio ou grande. Não usar batatas pequenas.
Requeijão (catupiry se possível)
Queijo parmesão ralado
Peito de peru
Orégano
Sal
Cozinhe as batatas com casca e tudo por cerca de 20 minutos, até que você consiga fincar até metade de um garfo na batata. A batata não poderá nem ficar muito dura, pois dessa maneira você não conseguirá cavar a cavidade onde ficará o recheio, nem muito mole, pois assim ela acabará ficando muito quebradiça e irá desmanchar.
Corte as batatas no meio, como na imagem, de uma forma que ambos os lados fiquem do mesmo tamanho. Tome o cuidado de deixar a base com o tamanho maior, como na figura.
Utilizando uma colher pequena, abra uma cavidade na batata, tomando o cuidado de deixar uma borda razoável. Mão leve nesta hora, qualquer movimento em falso e você irá quebrar a batata e aí já era. Seu objetivo principal é conseguir cavar a cavidade sem desmanchar a batata. Aplique um pouco de sal na cavidade e na borda.
Uma vez aberta a cavidade onde ficará o recheio, comece a aplica-lo. Comece pelo requeijão. Utilizando uma colher pequena, aplique o requeijão utilizando a colher para nivelar. Cerca de metade da cavidade deverá ficar preenchida com o requeijão.
Aplique o queijo parmesão até preencher praticamente a metade restante da cavidade. Olhe a figura ao lado para ter uma idéia.
Aplique pedacinhos do peito de peru por cima queijo parmesão. Sempre tomando o cuidado de deixar o espaço da borda.
Aplique mais queijo parmesão ralado por cima do peito de peru e por fim o orégano. Pode caprichar. No fim, a batata ficará como a da foto.
Leve ao forno. Para o melhor resultado, o ideal é utilizar o fogo que fica na parte de cima do forno, caso seu forno tenha essa opção. Caso não tenha, não tem problema, mas muita atenção para não queimar as batatas. Utilizando a parte de cima, a batata deverá ficar de 10 a 15 minutos gratinando, cheque de tempos em tempos. No fim, a batata deve ficar como a da foto.