Receita de Bolo Cavado

INGREDIENTES

Para o bolo e recheio:
3 ovos
1 copo de iogurte integral natural
1 copo (use o copo do iogurte como medida) de óleo de sabor neutro (costumo usar canola)
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 copos de açúcar refinado
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pote de doce de leite* de qualidade (você vai usar cerca de 350-400 gramas)
1 caixinha de morangos

Para a cobertura:
Cerca de 250 gramas de leite condensado (um pouco mais de meia caixinha ou lata)
1/4 da caixinha de creme de leite
120 gramas de chocolate meio amargo de qualidade, bem picadinho
Raspas de chocolate ao leite para decorar

MODO DE PREPARO

Para o bolo e recheio:
No liquidificador, bata bem o óleo, os ovos e o iogurte. Junte o açúcar e a baunilha e bata muito bem. Desligue e despeje em uma tigela. Peneire a farinha e o fermento, e misture levemente com um fouet. Coloque a massa em uma forma redonda grande, com furo no meio, e asse em forno preaquecido (180ºC) até dourar. Deixe esfriar completamente antes de rechear.

Para a cobertura:
Leve todos os ingredientes ao fogo médio, mexendo sem parar. Quando o creme estiver homogêneo e cremoso (ponto de brigadeiro mole), desligue e deixe esfriar um pouco antes de aplicar no bolo.

Montagem:
Desenforme o bolo frio sobre o prato de servir. Com uma faca com ponta, cave o bolo, retirando um círculo completo de mais ou menos 2,5-3,0 cm de espessura. A profundidade vai depender do tamanho da forma que você utilizou. É importante não chegar muito perto do fundo do bolo, senão o recheio vai vazar por baixo e o bolo pode desmontar todo, pois perderá estabilidade. Uma dica se você não tem prática é cavar aos poucos, corte pedaços do topo e vá cavando com uma colher de chá até mais ou menos 1 dedo antes de atingir o fundo. Esse "miolo" do bolo não será utilizado, você pode usar para fazer um pequeno pavê ou consumir puro mesmo (essa massa é levinha e muito boa). Coloque uma camada rasa de doce de leite, preenchendo toda a cavidade (a ideia é fazer uma espécie de "fundo"). Pegue os morangos, lave-os e seque-os bem. Se estiverem muito grandes, corte-os em metades. O ideal é usar morangos inteiros, já que essa fruta solta muita água, mas isso dificulta na hora de fatiar o bolo já pronto. Coloque os morangos por cima do doce de leite espalhado, afundando-os bem porém cuidadosamente para não quebrar o bolo. Cubra com mais doce de leite, até nivelar com a altura do bolo (há quem goste de cobrir com as sobras do bolo que foram retiradas, fazendo uma "tampa", mas eu prefiro deixar só o doce de leite mesmo). Leve para a geladeira enquanto faz a cobertura e só retire quando for espalhar o brigadeiro morno. Espalhe o brigadeiro por cima de onde foi cavado, de forma a cobrir o doce de leite que está aparecendo. É necessário que o brigadeiro fique bem cremoso para dar um efeito bonito. Decore com raspas de chocolate e leve coberto** para a geladeira.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS