Receita de Bolo Cremoso de Doce de Leite

INGREDIENTES

Para o pão-de-ló:
5 colheres (sopa) bem cheias de açúcar (150 gramas)
5 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo (150 gramas)
5 ovos
Gotas de essência de baunilha (opcional)

Para o recheio:
1 lata de doce de leite
1 caixinha de chantilly pronto

Para a cobertura:
1 caixinha de creme de leite
500 gramas de chocolate ao leite
2 colheres (chá) de essência de baunilha (não coloquei)
8 colheres (sopa) de manteiga (160 gramas)

MODO DE PREPARO

Para o pão-de-ló:
Bata o açúcar com os ovos até dobrar o volume (cerca de 8 minutos). Sem bater, junte a farinha delicadamente. Coloque numa fôrma redonda untada, o fundo forrado com papel manteiga também untado, e asse no forno pré-aquecido. Desenforme morno e reserve.

Para o recheio:
Bata o chantilly gelado até o atingir uma textura firme (cerca de 2-3 minutos). Junte o doce de leite e misture bem. Bata novamente na velocidade baixa da batedeira apenas para ficar homogêneo. Leve para gelar por alguns minutos, apenas para firmar.

Para a cobertura:
Pique o chocolate em pedaços pequenos (ou rale), junte o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre e tomando cuidado para não aquecer demais. Quando todo o chocolate tiver derretido, reserve e deixe esfriar bem. Junte a manteiga e a essência de baunilha, bata na batedeira até obter um creme leve. Leve novamente para geladeira para firmar um pouco, depois utilize.

Montagem:

Corte o bolo em 2 ou 3 partes, molhe com uma calda de sua preferência e recheie. Monte o bolo na própria fôrma onde foi assado. Deixe na geladeira por cerca de 6 horas. Desenforme e aplique a cobertura. Decore a gosto.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS