Receita de Bolo Nuvem de Chocolate

INGREDIENTES

Para o bolo:
2 ovos grandes
1 xícara (chá) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) bem cheia de farinha de trigo
3 colheres (sopas) cheias de chocolate em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

Para o recheio:
350 gramas de doce de leite de boa qualidade
1 barra de chocolate meio amargo derretido (170-160 gramas)
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 caixinha de chantilly batido

Para a cobertura:
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
100 gramas de chocolate picado (eu uso 50 gramas do meio amargo e 50 gramas do ao leite)
Chocolate granulado, raspas de chocolate ao leite e açúcar de confeiteiro para decorar

MODO DE PREPARO

Para o bolo:
Bata muito bem os ovos inteiros com o açúcar e a margarina. Junte o leite morno, a farinha e o chocolate em pó peneirados e bata na velocidade mínima, apenas para misturar. Junte o fermento e novamente ligue a batedeira para misturar. Desligue e coloque a massa para assar numa forma redonda (20 cm), forrada com papel toalha de boa qualidade (sim, papel toalha!*). Deixe assar até passar no teste do palito. Desenforme e espere esfriar.

Para o recheio:
Bata o chantilly bem gelado seguindo instruções da caixinha. Junte o doce de leite, o chocolate derretido e o chocolate em pó. Bata na batedeira até ficar um creme homogêneo. Deixe na geladeira até o momento de usar.

Para a cobertura:
Numa panela de fundo grosso, misture todos o leite condensado, o creme de leite e o chocolate picado. Leve ao fogo baixo até o creme engrossar um pouco. Espere esfriar antes de aplicar.

Montagem:
Corte o bolo já frio em 3 partes. Na própria forma onde o bolo foi assado (eu gosto de forrar um plástico para ajudar a desenformar), coloque um disco de massa e molhe com uma calda de sua preferência (eu roubei um pouquinho do leite condensado da cobertura e misturei com água para fazer uma calda, na proporção de meio a meio). Despeje metade do recheio. Coloque outro disco de massa, molhe e espalhe o restante do recheio. Cubra com o último disco de massa, feche com o plástico (também serve papel filme ou papel alumínio) e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas. Desenforme e espalhe a cobertura. Decore com bastante chocolate granulado. No centro, ralei um pouco de chocolate ao leite e polvilhei açúcar de confeiteiro.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS