Chalá _ O pão abençoado

INGREDIENTES

Farinha de trigo - 560 g (mais, se necessário)
Água morna - 250 ml
Azeite de oliva - 60 ml
Açúcar - 3 colheres (sopa)
Fermento biológico - 15 g
Ovos - 2 unidades
Sal - 2 colheres (chá)
Sementes de papoula (ou gergelim preto) - 1 colher (sobremesa)

MODO DE PREPARO

Dissolva o fermento na água morna. Misture o sal e o açúcar com a farinha. Em uma tigela grande, faça um monte com a farinha e abra um buraco no meio. Coloque os ovos, o azeite e metade da água com o fermento.

Mexa com as mãos para misturar tudo. Vá adicionando a água restante e misturando bem. Caso seja preciso, coloque mais farinha. Quando a massa estiver macia, leve para uma superfície enfarinhada e comece a sovar. segurando a massa com uma das mãos e estendendo-a em direção contrária com a outra mão. Trabalhe a massa por 5 ou 7 minutos. Caso ela fique pegajosa, polvilhe mais farinha na mesa de trabalho.

Lave a tigela e pincele o fundo com manteiga derretida. Faça uma bola com a massa e coloque na tigela. Cubra com um pano e leve para crescer em local protegido por 1 hora e meia. Após este tempo, retire e trabalhe mais um pouco.

Corte a massa em 6 pedaços iguais. Role cada pedaço com as palmas das mãos, deixando-os com 30 cm de comprimento. Prepare 2 pães, trançando cada um com 3 tiras de massa. Cubra e deixe crescer novamente por 50 minutos, já na assadeira untada com manteiga.

Pincele os pães com uma mistura de gema de ovo e água. Polvilhe com sementes de papoula (ou na falta desta, com gergelim, como eu utilizei).

Leve para assar em forno pré-aquecido em 190 graus por 35 - 40 minutos, até dourar.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS