Como Fazer:Bacalhau à Zé do Pipo!

INGREDIENTES

1 kg de bacalhau salgado seco
6 batatas médias/grandes
1 cebola grande
5 ovos
200 gramas de azeitonas pretas
1 xícara de chá de salsinha
1/2 xícara de azeite e mais um pouco para regar
1 lata de creme de leite
1 colher de sopa de margarina
5 colheres de sopa de maionese

MODO DE PREPARO

Antes de mais nada, você deverá dessalgar o bacalhau. Para isso, coloque em um recipiente com água suficiente para cobrir todo o bacalhau e deixe na geladeira durante 24 horas, trocando a água 4 vezes durante este tempo.

Com o bacalhau já dessalgado, remova a pele, ferva 2 litros de água e coloque o bacalhau para dar uma leve fervura, por cerca de 5-10 minutos, para remover o sal restante. Tome cuidado para não deixar muito tempo, ou você vai acabar tirando o gosto do bacalhau e assim descaracterizar a receita. Enquanto isso, corte as batatas em pedaços menores e coloque-as para cozinhar. Cozinhe também os ovos.

Desfie o bacalhau em lascas médias, aproveitando o máximo possível da carne do bacalhau. Remova as espinhas com cuidado e vá jogando o conteúdo em uma vasilha. Reserve.

Experimente um pedaço das lascas, se ainda estiver muito salgado, pode dar mais uma leve fervura para remover o excesso de sal.

Pique a cebola da maneira que preferir. Aqui, existem duas opções, dependendo do seu gosto. Você pode cortar em rodelas, o que vai permitir que você sinta a cebola na receita, ou picar em pedacinhos bem pequeninhos, como eu fiz, assim fica mais para dar um gosto.

Em uma panela, jogue 1/2 xícara de azeite e coloque a cebola para dourar. Deixe ficar bem douradinha, sem queimar, e neste azeite jogue o bacalhau e as azeitonas pretas para refogar. Deixe dar uma refogada caprichada, misturando bem o azeite, a cebola e o bacalhau. Vai começar a subir um cheirinho bem gostoso. Reserve.

A esta altura, as batatas já deverão estar bem molinhas. Utilizando um espremedor de batatas (ou se não tiver, um garfo mesmo), esprema-as, fazendo um purê. Vá picando a salsinha.

Pegue uma panela, acenda em fogo baixo com um pouquinho de azeite, coloque o purê de batatas, 1 lata de creme de leite (adicione aos poucos), a margarina e a salsinha. Misture bem, até ficar um purê de consistência média. Reserve.

Hora de começar a montar a travessa. Em uma travessa, ou pirex, coloque uma camada de purê de batatas utilizando um pouco mais que a metade de todo purê feito e espalhe pelo fundo e pelos lados da travessa. Em seguida, jogue o bacalhau, como recheio e regue com bastante azeite. Por cima desta camada de bacalhau coloque 2 ovos cozidos cortados em rodelas.

Utilize o restante do purê de batatas para cobrir o recheio de bacalhau e cubra com a maionese, utilizando uma colher para espalhar por toda superfície do purê. Utilize os ovos restantes para cobrir, enfeitando e fazendo uma camada final, e por fim leve para gratinar por 10-15 minutos, ou até ficar bem douradinho. Você saberá quando estiver no ponto!

Aí está, seu bacalhau à zé do pipo! Acompanhe um arroz à grega e uma saladinha e lhe renderá um belo de um almoço em família!


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS