A fama do glúten está cada vez mais negativa. Ele tem sido o responsável pelo desenvolvimento de várias doenças, sobretudo a doença celíaca, que inibe a ingestão de qualquer produto que contenha qualquer vestígios de glúten (quando, por exemplo, diferentes alimentos são processados pelas mesmas máquinas).
O consumo de glúten está também associado ao desenvolvimento de outras doenças crônicas, como tem vindo a ser comprovado cientificamente.
A oferta de alimentos sem glúten aumentou
Felizmente, a oferta de alimentos livres de glúten é também cada vez maior, permitindo assim uma grande variedade de escolha, tanto para quem é obrigado a comer sem glúten, como também para quem o faz por opção.
A farinha de arroz não contém glúten e, uma vez que a maioria dos produtos sem glúten são bem mais caros, fazê-la em casa vai ajudar nas suas economias e vai também aumentar a qualidade da farinha e da sua saúde.
Quando você faz em casa sua própria farinha de arroz, você pode escolher os bons grãos e afastar os que estão ruins. E para conseguir fazer farinha de arroz em casa, a única coisa que você vai precisar é de um bom liquidificador ou processador com uma potência mínima de 600 watts, uma vez que o grão do arroz é um grão duro.
Como fazer farinha de arroz em casa?
1. Em primeiro lugar, escolha o arroz. Você pode escolher arroz integral ou branco. O branco dá origem a uma farinha mais leve e fina e também se conserva por mais tempo. O importante é que seja um arroz de boa qualidade e recentemente colhido;
2. Após selecionar os grãos, você pode começar a moer o arroz. Divida 1 quilo de arroz em 4 xícaras e processe uma xícara de cada vez;
3. Se o seu eletrodoméstico for fraco, talvez seja preciso peneirar o arroz e passar novamente;
4. Depois de moer bem todas as partes de arroz, conserve a farinha em um recipiente com fecho hermético, e, de preferência, na geladeira;
A farinha de arroz integral tem mais nutrientes e fibras, mas não tem tanta possibilidade de conservação como a farinha de arroz branco. Caso deseje fazer com arroz integral, cozinhe com ela no próprio dia ou, no máximo, no dia seguinte.
Tenha em atenção que a farinha de arroz absorve mais líquido que a farinha de trigo. Portanto, será necessário adicionar mais água às suas receitas no geral.
Como a farinha de arroz não tem glúten, ela também não proporciona elasticidade às suas receitas; assim, elas não vão nunca crescer muito no forno.
De qualquer forma, investir numa alimentação sem glúten e com produtos caseiros é sempre uma boa solução, para que precisa e para que procura uma alimentação mais saudável!
Veja como fazer aqui nesse vídeo:
Gostou da nossa dica saudável? Compartilhe para que mais gente possa ficar mais saudável também!