Como limpar camarão do jeito certo: chefe de cozinha dá 7 dicas infalíveis

INGREDIENTES

Os camarões, para muitos, são uma delícia gastronômica divinal e tratam-se de pequenos bichinhos do mar muito apreciados. Os camarões são, frequentemente, associados à praia e a verão. Assim, como o convívio com família ou amigos, regado por copos de chope.

Estatisticamente, está comprovado que nos meses de janeiro e fevereiro as vendas de marisco aumentam bastante. É um produto caro, mas que agrada todo o mundo. Os camarões têm diversos modos de serem consumidos, sendo que podem ser grelhados, fritos, salteados, comidos simples, em saladas, com arroz ou risoto, nas entradas ou em diversos molhos e petiscos.

Saiba que o camarão é uma fonte de cálcio, zinco, iodo, proteínas e vitaminas do complexo B. Contudo, há quem seja alérgico a este tipo de alimento e, geralmente, não é recomendável a quem tenha problemas de colesterol e ácido úrico.

Quem gosta de cozinhá-los e comer em casa tem uma tarefa ingrata, que é limpá-los e prepará-los. Além disso, é natural que, nem sempre, eles fiquem bem limpos e com um aspecto perfeito.

limpar-camarao

Para acabar com esse problema, contamos com as indicações preciosas e precisas do chef Dom Pepe, que trabalha no Restaurante LaAlhambra, um restaurante brasileiro de frutos do mar, localizado em São Paulo. São sete truques que você vai aprender e, quando reunir a sua família da próxima vez para comer em sua casa, já irá ter melhorado a sua técnica de limpeza do delicioso camarão.

Confira aqui as 7 dicas de preparo

  1. Não remova a cabeça do camarão, já que contrariamente ao que todo o mundo julga, ela não tem sujidade.
  2. A casca pode ou não ser removida. Depende do prato de camarão que quiser confeccionar e da receita que irá usar.
  3. Quer tire ou não a casca do camarão, lave abundantemente com água. E, em água a ferver, coloque os bichinhos do mar com algumas pitadas de sal.
  4. Para os camarões ficarem bem limpos, você precisa remover as duas tripinhas, a que fica em cima onde as ovas, as fezes e os resíduos se acumulam e a outra, que se encontra em baixo. Esta tripinha, por norma, todo o mundo a retira.
  5. A tripa de cima para ser bem retirada necessita que recorra a uma tesoura, faca pequena ou um palito. Passe o utensílio na parte de dentro e retire.
  6. A tripinha de baixo não basta ser lavada, tem de extraí-la na sua totalidade.
  7. Feita a limpeza, pode congelar os camarões durante três meses, que não irão perder suas características.

Agora que já sabe como limpar os seus camarões, vá até ao supermercado, compre alguns e coloque mãos à obra! Convide os seus amigos ou vizinhos para um jantar bem gostoso!

'


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS