Receita de Cupcake de Chocolate e Doce de Leite.

INGREDIENTES

*Xícara medidora de 240ml
Ingredientes:
115g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar
3 ovos grandes
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 de colher (chá) de sal
3/4 de xícara de leite

Recheio
1 lata de leite condensado (395g)

Cobertura
50g de chocolate meio amargo picado
2 colheres (sopa) de creme de leite
Morangos e chocolate granulado

MODO DE PREPARO

1. Pré aqueça o forno a 200ºC. Prepare forminhas para muffins e cupcakes (usei de silicone) e reserve. Peneire a farinha com o cacau, fermento e sal, misture bem e reserve.

2. Na batedeira, com o batedor globo (se tiver essa opção), bata muito bem a manteiga com o açúcar até obter um creme claro e fofo, o que levará em média uns 10 minutos. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Vá juntando de pouquinho em pouquinho os ovos, sempre batendo em velocidade alta. Se você acrescentar bem gradativamente o ovo, a mistura não vai talhar. Adicione a essência de baunilha e bata para misturar. Raspe as laterais da tigela e alternadamente acrescente os ingredientes peneirados e o leite, batendo em velocidade média só até incorporar. NÃO BATA DEMAIS a massa.

3. Coloque a massa nas forminhas preparadas e leve para assar em forno 180ºC (abaixe o fogo de 200ºC para 180ºC assim que colocar as forminhas dentro dele) por cerca de 15 minutos ou até que inserindo um palito no centro do bolo, este saia limpo. Não asse demais para não ressecar o bolinho. Deixe esfriar completamente sobre uma grade.

Recheio
4. Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão, cobrindo 3/4 da lata com água, por 40 minutos. Espere esfriar completamente para abrir a lata. Reserve 3 colheres bem cheias desse doce de leite para fazer a cobertura.

Cobertura
5. Junte o doce de leite com o chocolate picado. Caso o doce ainda esteja quente, automaticamente o chocolate irá derreter. Se não, coloque por 20 segundos no microondas e misture. Se necessário mais 20 até obter um creme homogêneo. Junte o creme de leite e misture bem.

Montagem
6. Faça um corte no centro do bolinho como se fosse um poço, recheie com doce de leite e cubra com a tampa retirada do bolinho, retirando o excesso de massa dessa tampinha. Cubra com um pouco do creme de doce de leite e chocolate e salpique granulado. Decore com metade de um morango e sirva.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS