Descubra como conservar suas frutas e verduras por mais tempo

INGREDIENTES

No mercado ou no supermercado é preciso saber bem o que se compra. Por isso, convém você não ir com pressa, levar uma listinha do que comprar e fazer por escolher os legumes e as frutas mais frescas que encontrar.

Bem, mas o que adianta saber escolher os produtos que vai comprar se, na hora de os conservar, você não sabe o que fazer? Na verdade não vale de muito, mas não se preocupe! Evite o desperdício na sua cozinha, seguindo as nossas dicas de como conservar legumes e frutas.

Saiba que esta conservação, se for adequada, vai manter a textura e o sabor dos alimentos por muito mais tempo. Experimento e comprove você mesma!

  1. Faça uma separação apropriada

Para seu conhecimento, a maioria dos legumes e frutas produzem um gás chamado de etileno. Esta substância não é prejudicial, mas a produção dela chega a ser massiva por parte de alguns frutos e vegetais. Logo, em contato com outros alimentos mais sensíveis, os efeitos deste gás provocam um amadurecimento mais rápido.

Assim sendo, é importante saber quais os produtos mais sensíveis ao contato com o gás etileno e quais os que o produzem ativamente. Desta forma, já os vai poder separar evitam o amadurecimento precoce.

  • Saiba que os produtos sensíveis são: pepino, alface, espinafre, couve, agrião, repolho, berinjela, batata, inhame, cenoura, couve-flor, salsa, batata doce, brócolis e aspargo.
  • E os maiores produtores de gás etileno são: figo, manga, abacate, pera, kiwi, ameixa, pêssego, damasco, melão, banana, maçã, mamão, tomate, frutas cítricas e uva.
  1. Como conservar legumes

O processo de lavagem deve acontecer no momento anterior ao consumo dos vegetais e não quando os colocar na geladeira. Ponha-os nas gavetas apropriadas a eles, mas antes os acondicione em sacos plásticos.

Recomenda-se também que preserve as cebolas, o alho e as batatas num sítio com nenhuma claridade e que seja fresco. Já as ervas frescas e os espargos, se forem mantidos com seus caules em água, durarão mais tempo.

  1. Como conservar frutas

Tal como os legumes, você apenas vai lavar as frutas quando for consumi-las e não quando as colocar na geladeira. A nossa sugestão é que as separe também por sacos plásticos e armazene-as nas gavetas do fundo da geladeira.

Frutas como a banana, o abacaxi e a melancia só devem ir para a geladeira, depois de terem sido enxertados.

Já a maçã, durante 15 dias, pode estar em sítio fresco e com boa circulação de ar. Depois desse tempo, convém ir para o frio da geladeira.

O abacate ou outras frutas que vão amadurecendo de forma natural, devem ser colocadas à temperatura ambiente, numa taça própria para as frutas, em cima da mesa, por exemplo.

Estas são as nossas dicas para conservar os seus vegetais e frutas! Experimente e partilhe os truques com as suas amigas. De certeza que elas vão gostar e colocar em prática também!

'


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS