Gosta de Pizza? Saiba como fazer uma saudável e sem Glúten!

INGREDIENTES

Para aqueles que são da opinião de que receitas sem farinha de trigo, não é comida? Certamente vão mudar de opinião, quando seguirem esta receita e provarem o resultado final.

Apesar de estarmos a falar de uma pizza caseira sem glúten, fica a promessa de que, com esta receita, vão sentir o mesmo que sentem quando comem uma pizza verdadeira, daquelas à italiana, com muito trigo à mistura.

Esta receita que vamos partilhar hoje é muito fácil de seguir, especialmente porque os ingredientes são básicos e bastante utilizados na maioria das cozinhas. Se seguir todos os passos, garantimos que o resultado final será bem gostoso, tal como as pizzas tradicionais.

Antes de enumerar os ingredientes necessários, deixo uma breve nota sobre o glúten para os mais curiosos.

Atualmente, a produção de trigo é muito diferente do que era antigamente, já não é natural. Hoje em dia, o fabrico é feito em oficinas químicas que, durante o processo, eliminam todos os nutrientes e eventuais propriedades saudáveis do trigo.

Desafio cada um de vocês a aprofundar o tema! Todos irão verificar que o trigo é prejudicial não só para quem é alérgico e intolerante, mas também para quem julga que não faz qualquer reação ao mesmo. Todos os estudos relacionados com a questão comprovam que existe uma ligação entre o glúten e o aumento de peso ou a gordura localizada.

Voltando à nossa receita, seguem os ingredientes necessários para um bom manjar:

  • 1 Colher de chá com sal
  • 1 Chávena e meia de polvilho doce
  • 2 Colheres de chá com açúcar mascavado
  • 1 Chávena e meia de farinha de arroz
  • 10 gramas de fermento biológico seco
  • 2 ovos levemente batidos
  • 3/4 de Chávena com água tépida
  • 3 Colheres de sopa com azeite

Agora vamos à preparação:

  1. Pré aqueça o seu forno, de preferência com a temperatura nos 220/250 graus. Quanto mais quente melhor, para não colocar em risco a qualidade da pizza.
  1. Junte todos os elementos secos num recipiente e mexa ? as farinhas, sal, açúcar, etc..
    NOTA: o fermento fica de fora!
  1. Escolha uma nova taça, misture a água com o fermento até diluir o pó.
  1. Junte o preparado líquido à mistura seca (farinhas, sal,?)
  2. Adicione os ovos ligeiramente batidos à mistura, juntamente com as três colheres de azeite.
  1. Use um robô de cozinha ou as mãos para unir todos os elementos e obter uma mistura bem ligada.
  1. Prepare a fôrma para receber o preparado, usando um fio de azeite. Distribua a massa pela fôrma usando as próprias mãos.
  1. Em seguida, recomenda-se que cubra a massa e que deixe repousar por cerca de meia hora (30min).
  1. Depois desse período terminar, deverá levar o preparado ao forno durante 10 minutos. O objetivo é apenas assar ligeiramente a massa.
  1. Passados os 10 minutos, poderá retirar a base de pizza do forno e recheá-la como pretender. A nossa sugestão é colocar molho de tomate, queijo mozarela, fiambre, cogumelos, orégãos e outras especiarias ou ervas a gosto.
  1. Por fim, volte a colocar a pizza no forno e espere até o preparado ficar derretido e douradinho, que dependendo do forno poderá demorar cerca de vinte minutos. Mas tenha paciência, a espera vai valer a pena!
  1. Este é o melhor passo de todos. Aquele em que devora a sua pizza gostosa!

Aprenda mais uma deliciosa receita de pizza sem glúten, assistindo ao vídeo!

'


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS