Receita de Pão de Damasco!

INGREDIENTES

250ml de leite morno
50g de manteiga em temperatura ambiente
600g de farinha de trigo
1 ovo
140g de açúcar
60g de fermento biológico fresco
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de essência de amêndoas (não tinha, coloquei extrato de baunilha)

Recheio
400g de damasco seco
50g de açúcar
3 colheres de sopa de rum
60g de manteiga em temperatura ambiente

MODO DE PREPARO

Inicie preparando o recheio, cozinhe o damasco inteiro coberto com água por 30 minutos (acrescente água aos poucos quando necessário para não queimar). Em seguida, junte o açúcar e deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até que fique bem macio. Acrescente o rum e pique grosseiramente. O aspecto é de uma geleia rústica. Deixe esfriar.
1. Na batedeira coloque o leite, a manteiga e o trigo. Por cima esfarele o fermento, e coloque o sal , açúcar e o ovo (um em cada canto). Bata por 10 minutos em velocidade média até que a massa fique lisa e homogênea.
2. Deixe descansar por 30 minutos (a minha demorou 2 horas para fermentar, o dia estava muito frio!).
3. Abra a massa em um retângulo de ~70x30cm (se estiver calor deixe uns 20 minutos na geladeira para abrir mais facilmente). Espalhe a manteiga e por cima a geleia. Enrole firmemente e corte do tamanho desejado (formato de um trapézio). Coloque na forma com parte menor para cima achatando levemente. Se quiser dar o formato das "asas" da borboleta, pressione um palito na parte de cima. Deixe crescer até quase dobrar de volume, pincele com ovo e leve para assar em forno pré aquecido a 180C por 30 minutos ou até que fique bem dourado. Assim que sair do forno, pincele com creme de leite (deixa um aspecto brilhante).


Relacionados:


© Copyright 2021 - SHOW DE RECEITAS