Receita de Prime Rib com Batatas crocantes e alecrim

INGREDIENTES

Prime Rib
azeite
sal e pimenta
Para as batatinhas:
batatas
pimenta moída, azeite, sal e alecrim fresco

MODO DE PREPARO

Prime Rib é tipicamente um corte americano retirado entre a 5° e 12° costelas do bovino (parte do contrafilé e costela com ~2,5cm de espessura). Entremeado de gordura e com o osso, é muito saboroso e macio se preparado ao ponto ou mal passado.
Esquente bem uma grelha ou frigideira, unte a carne com azeite e leve para selar bem de todos os lados. Tempere com sal e pimenta e transfira para uma assadeira. Leve para terminar o cozimento em forno pré aquecido a 220°C até o ponto desejado. Deixei por 20 minutos e a carne estava ao ponto. Você também pode deixar para temperar somente após retirar do forno. Deixe descansar por 10 minutos (para o suco se redistribuir pela carne) e fatie.
Para as batatinhas: lave bem as batatas e cortes em pedaços médios mantendo a casca. Coloque em uma panela com água fria e sal. Após iniciar fervura cozinhe por 6 minutos. Escorra a água, coloque em uma assadeira e tempere à gosto (usei pimenta moída, azeite, sal e alecrim fresco). Leve para assar em forno pré aquecido a 220C por 20 minutos ou até as batatas estarem crocantes.
Servi a carne acompanhada das batatinhas e uma salada. Delicia!!!!!
Para saber o ponto da carne você pode utilizar um termômetro para carnes (mais confiável para acertar - espete na parte mais grossa do corte sem encostar no osso) ou pressionar com auxílio de garfo (sem perfurar a carne) e comparar com a textura da palma da mão aberta e relaxada (conforme figura abaixo). No "olhômetro" conforme a aparência é o menos confiável.
1- Ponto da carne bem passada, não cede a pressão, temperatura acima de 70C;
2- Ponto da carne ao ponto, cede levemente a pressão, temperatura entre 61-69C;
3- Ponto da carne mal passada (junção do dedo com a mão), cede a pressão na parte central, temperatura entre 55-59C.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS