Receita de risoto de arroz integral com queijo cottage

INGREDIENTES

Ingredientes:
1 xícara de arroz integral
½ cebola
4 colheres de sopa de azeite
sal quanto baste
2 tomates grandes
1 cenoura média
1 talo de salsão
1 maçã fuji
10 ramos de flores de brócolis
5 talos de brócolis
6 colheres de sopa de queijo cottage
salsa à gosto
1 ramo de alecrim pequeno
¼ de limão taiti
2 colheres de sopa cheias de mussarela ralada

MODO DE PREPARO

Modo de preparo:

Comece com os tomates e proceda da seguinte maneira: lave-os e passe a ponta da faca apenas na casca fazendo com que ela dê a volta em toda a circunferência deles.

Quando a água ferver, mergulhe-os rapidamente (2 minutos) na água fervente e retire-os direto para um recipiente com água fria. Puxe a pele dos tomates, que sairá facilmente.Reserve.

Vá para a cebola. Descasque-a e corte-a na metade. Tire lâminas longitudinais numa espessura que julgar conveniente. Depois, corte estas lâminas em palitos e por último em quadradinhos (o nome deste corte é brunoise!).

O arroz integral é mais duro que o arroz branco e precisa de mais tempo para cozinhar. Vamos então, começar por ele:

Coloque uma colher de sopa de azeite na panela e a cebola para refogar. Acrescente o arroz e, mexendo, frite bem os grãos. Coloque o sal do arroz neste momento, enquanto frita. Feito isso, acrescente a água.

Preste atenção.A mesma xícara que foi a medida do seu arroz será a medida de sua água. Você vai utilizar três xícaras de água para cozinhar o arroz. E o segredo do arroz integral bem cozido, com o grão cheio de umidade, é cozinhar em fogo muito baixinho, geralmente mais baixo do que os fogões domésticos estipulam com sendo “fogo baixo”. Abaixe, quase como se fosse desligar o fogo, e deixe. Esta maneira também leva um nome: chama-se simmer. Vai demorar por volta de uma hora, mas ficará muito bom!

Lave o resto dos ingredientes. Com um descascador de cenoura descasque a própria cenoura, a maçã e também retire os fios dos talos do salsão.

Lave e separe as flores do brócolis para que fiquem pequeninas. Também passe o descascador de cenoura nos talos do brócolis (escolha os que estiverem macios), e retire uma camada de fibra grossa que esconde a tonalidade verde clara desses talos, que são muito saborosos.

Em uma tábua comece a cortar seus ingredientes.

Comece pela cenoura. De novo, tire lâminas longitudinais numa espessura que julgar conveniente, corte estas lâminas em palitos e por último em quadradinhos. Faça o mesmo corte para a maçã e o tomate, que, já sem a pele e em cubinhos, recebe o nome de concassé.

O salsão e os talos do brócolis devem ser cortados seguindo seu desenho natural. Mantenha a espessura igual à dos outros cortes.

Vá separando seus ingredientes cortados em recipientes.

Lave e seque a salsa. Faça um montinho bem apertado e corte o menor que conseguir. Reserve.

Rale a mussarela no ralo grosso e separe.

Tempere o queijo cottage com seis gotas de limão, duas colheres de sopa de azeite de oliva, e a salsinha cortada. Misture bem.

Chegou a hora de começar a ver seus ingredientes irem parar na panela: Coloque um fio de azeite na panela, o galho do alecrim,  e passe, rapidamente, a cenoura com um pouco de sal. Reserve.

Mantenha o alecrim, coloque mais um fio de azeite e passe o salsão. Lembre de colocar um pouco de sal.

Repita com a maçã, e, por último, com o brócolis.

Agora, repita o mesmo procedimento com os tomates, mas deixe que eles cozinhem um pouquinho mais.

Desligue o fogo, retire o galho de alecrim e comece a misturar os outros ingredientes na seguinte ordem:

- primeiro o queijo cottage e depois os legumes. Nesta altura, seu arroz já deve ter ficado pronto.

Em um recipiente refratário, monte o risoto.

Coloque um pouco de arroz, um pouco da mistura e misture bem com um garfo, para que o arroz fique envolvido, repetindo a operação até acabar.

Por cima, coloque a mussarela ralada e leve ao forno (180 graus) somente para gratinar.

Sirva quente e bom apetite!

 


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS