Receita de Receita e benefícios do chá de maracujá

INGREDIENTES

Ingredientes:
150ml de água filtrada
1 colher de chá de folhas de maracujá
1 colher de chá de flores de maracujá
ou
150ml de água filtrada
3 colheres de sopa de polpa de maracujá

MODO DE PREPARO

Benefícios:

Maracujá, além de suas conhecidas propriedades como calmantes, também pode ser útil em outras ocasiões.

O chá de maracujá aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico, um neurotransmissor inibidor que relaxa.

O benefício calmante do chá da folha do maracujá é bem popular, mas o fruto pode oferecer ainda muito mais, pois todas as suas partes têm substâncias que favorecem a saúde. A polpa da fruta, por exemplo, contém vitamina C e antioxidantes, auxiliares na proteção contra os radicais livres, na absorção do ferro, no sistema de defesa do organismo e na cicatrização.

Mas isso representa apenas 30% do aproveitamento do maracujá. Os restantes 70%, compostos pela casca e sementes, costumam ser desprezados. No entanto, a casca desidratada e transformada em farinha tem alta concentração de fibras solúveis e insolúveis. As fibras promovem a limpeza do organismo, eliminando as toxinas e equilibrando o metabolismo.

As fibras solúveis ajudam no controle de absorção de carboidratos e lipídeos, enquanto que as insolúveis na regulação do intestino, eliminando principalmente a prisão de ventre e ajudando a prevenir certos tipos de câncer que se desenvolvem no cólon e reto.

Na parte branca da casca do maracujá há uma grande concentração de pectina, uma fibra solúvel que atua, comprovadamente, na diminuição da taxa de açúcar no sangue (efeito hipoglicêmico) e que impede a absorção da gordura dos alimentos. Assim, o consumo da pectina tem efeito emagrecedor e, como redutor de gordura, protege o coração. Por isso a farinha da casca de maracujá é um alimento importante no combate à obesidade, ao diabetes e às taxas elevadas de colesterol.

Modo de preparo:

Ferva a água e depois acrescente as flores e folhas de maracujá (ou a polpa).

Deixe amornar tampado e, coe. Se preferir, adoce com mel.

fonte: Educa

Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS