Risoto de Limão Siciliano!

INGREDIENTES

500g de Arroz Arbóreo
1kg de Salmão (limpo e sem pele)
2 tabletes de caldo de Legumes
1/2 xíc de Vinho Branco
100g de manteiga
1/2 cebola cortada em cubos pequenos
Suco de 1 ou 2 limões sicilianos (depende do tamanho do limao, o ideal é aprox. 100ml)
raspas de 1 limão (lave bem o limão, raspe a casca e reserve, depois use-o para o suco)
1/2 pote de creme de leite fresco (como já dissemos na receita original do Risoto não se usa creme de leite, mais em alguns casos é necessário)
150g de parmesão fresco ralado
sal e pimenta do reino a gosto

MODO DE PREPARO

Primeiramente forre uma assadeira de tamanho médio com papel alumínio, deixando sobrar um palmo de cada lado (você terá que cobrir o Salmão para que cozinhe antes de doura-lo, e isso irá facilitar o processo).
Em seguida, disponha a peça de salmão no meio da assadeira, e tempere com um pouco de sal, meio limão siciliano e pimenta do reino, feche o papel alumínio e coloque para assar em forno médio por aproximadamente 25 minutos. Passado este tempo, abra o papel alumínio para que então o salmão doure, assim que estiver dourado retire do forno, e com um garfo vá tirando lascas e reserve em um recipiente até o preparo do Risoto.

Em seguida, coloque o caldo de legumes em uma leiteira com um litro de água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue o fogo e reserve (este será o caldo utilizado para cozinhar o risoto).

Em uma panela média junte a cebola picada em cubos com 50g de manteiga, em fogo médio, até que fique transparente. Então acrescente o arroz e refogue por cerca de 1 minuto. Aumente o fogo, acrescente o vinho e mexa até evaporar. Coloque as raspas e o suco de limão siciliano, e mexa até que o caldo reduza um pouco.
Depois vá adicionando aos poucos o caldo reservado, mexendo sempre (o ponto de cozimento do arroz deve ser al dente, caso acabe o caldo reservado, pode ser acrescentanda água fervente até chegar ao ponto mencionado ou de seu paladar).
Quando estiver pronto, coloque as lascas de salmão o creme de leite fresco e mexa lentamente apenas para que os ingredientes incorporem no arroz.
Finalize adicionando 100g de parmesão e o restante da manteiga (as outras 50g).
Sirva imediatamente.

O restante do queijo pode ser levado à mesa e ser acrescentado ao prato à vontade.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS