Receita de Torta Chapéu de Napoleão Simples

INGREDIENTES

Para as massas:
4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (chá) de fermento em pó
3 gemas peneiradas
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) bem cheias de açúcar refinado
10 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) bem cheia de água

Para o recheio:
9 xícaras (chá) de leite
3 gemas peneiradas
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de amido de milho
200 gramas de manteiga sem sal
24 colheres (sopa) de açúcar refinado
1 xícara (chá) de chocolate em pó peneirado
1 pitada de sal
300 g de chocolate ao leite picado
1 caixinha de creme de leite

MODO DE PREPARO

Para as massas:
Junte todos os ingredientes numa bacia grande, deixe a farinha por último e vá adicionando até formar uma massa lisa, sem grudar nas mãos (pode ser que precise de mais ou menos farinha, então adicione aos poucos). Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 10 minutos. Faça um "rolo" e corte a massa em 10 partes. Abra cada uma sobre uma superfície enfarinhada, deixe bem fininha e coloque nas "costas" de uma fôrma redonda funda (25 cm de diâmetro), aperte bem em volta:

Leve para assar até ficar douradinha:

Retire com cuidado a massa já assada da fôrma, que deve ficar assim:

Corte as partes em excesso, que estão sobrando em volta do círculo. Abra outra massa e repita o processo até terminar de assar as 10 partes. Reserve as massas até o recheio esfriar por completo.

Para o recheio:
Bata no liquidificador 4 xícaras de leite, as gemas peneiradas, o amido de milho, a farinha de trigo, o açúcar, a pitade de sal e o chocolate em pó. Transfira tudo para uma panela grande, junte o leite restante e a manteiga. Mexa bem até engrossar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 2-3 minutos. Desligue e reserve. à parte, derreta o chocolate com o creme de leite. Junte ao creme já pronto, misture muito bem e reserve até esfriar completamente.

Montagem:

Na própria fôrma onde assou as massas, coloque uma massa, despeje cerca de 1 concha do recheio. Alise bem, coloque outra massa e mais um pouco do recheio. Faça isso até terminarem as massas e o recheio (termine com uma massa). É importante dividir bem a quantidade de recheio para que a torta fique bonita e dê o efeito desejado na hora de cortar. Cubra com filme plástico e leve para a geladeira até firmar (deixei de um dia para o outro). Desenforme e decore a gosto: usei 1 caixinha de chantilly ponto e 2 caixinhas de morangos.


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS