Receita de Torta de Morangos e Chocolate

INGREDIENTES

(massa):
250 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga cortada em cubos e ligeramente amolecida
100 gramas de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pitada de sal
2 ovos em temperatura ambiente

Para a ganache de chocolate:
250 mL de creme de leite fresco
200 gramas de chocolate meio-amargo de boa qualidade picadinho (usei ao leite)
25 gramas de glucose líquida (karo)
50 gramas de manteiga cortada em pedaços
250 gramas de morangos
20 folhas de hortelã bem picadas (não coloquei)

MODO DE PREPARO

(massa):
Ponha a farinha sobre uma bancada de trabalho (de preferência, mármore) e crie um montinho, fazendo um buraco no meio. Acrescente a manteiga, o açícar de confeiteiro e uma pitada de sal e misture esses ingredientes com a ponta dos dedos. Gradualmente, coloque a farinha no centro e misture com a ponta dos dedos, até formar uma massa levemente granulada. Mais uma vez, abra um buraco no meio e adicione os ovos. Incorpore-os na mistura de farinha com a ponta dos dedos, até a massa começar a ficar uniforme. Quando a massa estiver bem amalgamada, amasse-a algumas vezes com a palma da mão até ficar homogênea. Forme uma bola, envolva com filme plástico e leve à geladeira por 1-2 horas antes de utilizar. Após o tempo de descanso, desembrulhe a massa e a bra-a em superfície limpa e enfarinhada, deixando -a com 2-3 mm de espessura. Transfira para uma fôrma redonda (20 cm) desmontável e deixe na geladeira por pelo menos 20 minutos. Perfure levemente a base da massa e leve ao forno até dourar levemente. Reserve até esfriar.

Para a ganache de chocolate:
Leve o creme de leite para ferver numa panela de base pesada, no fogo médio. Retire do fogo, adicione o chocolate e a glucose e misture com um batedor de ovos até formar um creme bem homogêneo. Ainda mexendo, incorpore a manteiga, um pedaço de cada vez.

Montagem:
Quando a massa estiver fria, corte os morangos em cubos grandes e disponha-os sobre a base da torta. Despeje o ganache sobre os morangos cortados para preencher todo o espaço da massa. Reserve até esfriar, depois leve a torta à geladeira até o creme ficar firme.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS