Receita de Torta Integral de Espinafre

INGREDIENTES

Massa:
1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
100gr de manteiga
1 ovo levemente batido
Água suficiente para dar o ponto
Recheio:
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média em cubinhos
Folhas de 1 maço médio de espinafre escaldadas, escorridas e picadas
Sal e noz moscada ralada a gosto
3 ovos
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 caixa (200ml) de creme de leite light
1 xícara (chá) de ricota picada

MODO DE PREPARO

Massa: Misture os ingredientes secos, junte a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Agregue o ovo e amasse até formar uma bola lisa (pingue água até atingir o ponto). Envolva a massa em filme plástico e reserve na geladeira por 20 minutos. Abra a massa e forre a base e a lateral de uma forma de fundo removível (22cm X 3,5cm). Fure em diversos pontos a massa com um garfo e leve ao forno moderado preaquecido (180ºC) por 8 a 10 minutos.
Recheio: Aqueça o azeite e doure a cebola. Junte o espinafre, polvilhe sal e refogue por 1 minuto. Reserve. No liquidificador, bata os ovos com o leite, o creme de leite e a ricota até homogeneizar. Tempere com sal e noz moscada a gosto.
Montagem: Recheie a massa pré-assada com o refogado de espinafre e cubra com o creme batido. Leve de volta ao forno, na mesma temperatura, por cerca de ½ hora ou até que o recheio esteja firme e levemente dourado.

Visão Nutricional:
O azeite de oliva é conhecido como sendo um alimento benéfico, devido a presença das gorduras monoinsaturadas (ômega 9), as quais atuam na proteção do coração. O ômega 9 tem a função de diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar os do colesterol bom (HDL). O azeite é antioxidante, protege as células, previne o câncer, o envelhecimento precoce e também as doenças cardiovasculares.


Relacionados:


© Copyright 2019 - SHOW DE RECEITAS