Um truque que todo mundo devia saber - como tornar o arroz branco mais saudável e menos calórico

INGREDIENTES

O arroz é um alimento que está sempre presente na mesa dos brasileiros, sendo mesmo um dos alimentos mais consumidos a nível global. Mas este produto com séculos de história pode prejudicar nossa saúde, principalmente quando se fala do arroz branco.

Preparar um prato de arroz é rápido, fácil e económico. Mas não é só: o arroz é responsável pelo aumento de peso e pelo surgimento da diabetes tipo 2. Desta você não sabia!

Uma xícara de arroz possui aproximadamente 200 calorias. Além disso, este alimento é constituído por massa e pobre em nutrientes.

Mas juntar óleo de coco ao arroz pode mudar toda esta situação. Quer ver como?

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Químicas, no Sri Lanka descobriram um truque bem simples para diminuir o valor calórico do arroz e lhe acrescentar mais nutrientes.

E o truque é bem simples: antes de colocar o arroz para ferver, juntamente com a água, irá adicionar umas gotas de óleo de coco. Veja como confecionar este prato:

  1. Ferva a quantidade de água suficiente para cozer o arroz;
  2. Adicione umas gotas de óleo de coco;
  3. Coloque o arroz na água com o óleo para cozinhar;
  4. Quando o arroz estiver cozido, coloque-o na geladeira durante 12 horas;

arroz

Estranho? Mas este truque tem uma explicação simples: quando cozinha o arroz normalmente, o amido vai ser facilmente digerido pelo organismo e transformado em gordura. Mas cozer o arroz branco sem o refogar vai dificultar a digestão do amido, evitando que este se transforme em gordura.

Pusparajah Thavarajah, autor do estudo, refere que juntar uma gordura ao arroz vai dificultar que o nosso corpo absorva todo o amido. Além disso, ao deixar o arroz na geladeira, o corpo vai continuar a não absorver o amido, mesmo depois de reaquecer o arroz.

'


Relacionados:


© Copyright 2020 - SHOW DE RECEITAS